Tudo o que atua no mercado, pequenas, médias e grandes empresas passam pelo processo de transformação digital, uma vez que os serviços, relações sociais estão pendendo cada vez mais para este lado. E, tão importante como digitalizar a empresa é garantir a segurança dos dados obtidos nestas operações.
Nesse sentido, é preciso também buscar soluções inteligentes que possam proteger tais dados para evitar possíveis ataques cibernéticos e uso indevido das informações armazenadas.
“ Essa responsabilidade, geralmente, fica a cargo do setor de tecnologia da informação da empresa, a TI, que em conjunto com outros setores, como o RH, planejam e executam — programas e protocolos de tratamento, armazenamento e proteção de dados dos clientes como dados internos do próprio negócio.”
Pode até parecer simples, mas a transformação digital de uma empresa não significa automatizar e agilizar os serviços, na verdade se trata de um processo que engloba a própria cultura organizacional por se tratar de mudanças na estrutura das relações que a empresa tem com a tecnologia. É um investimento também na mudança de comportamento de seus stakeholders e, consequente, alteração da percepção e experiência dos clientes, construindo novos valores e relações com o público a partir de uma performance digital acertada.
A LGPD, prevista para entrar em vigor em 20 de agosto de 2020 entra em campo para gerir os campos tecnológicos que reúnem dados de seus clientes em bancos de cadastros para diversos fins. Muito em suma:
- A lei exige que as empresas armazenem dados pessoais dos clientes com segurança e máxima proteção;
- A disponibilidade dos dados para os clientes deve ser facilitada.
E, claro, a pegadinha é pensar que é possível programar um modelo de processo e somente adaptá-lo e implementá-lo num programa de governança, como um modelo passível de reprodução. Fica a dica: A equipe de TI e demais responsáveis que devem sair do operacional e passar a participar ativamente da gestão do negócio de forma mais integrada com outros setores, visando alcançar os objetivos e metas da empresa e garantindo a vivência no segmento de mercado, suas especificidades, seus propósitos, objetivos e até a cultura organizacional, todas essas vertentes tem suas peculiaridades de empresa para empresa. Para auxiliar as práticas de governança de dados, principalmente na implantação da LGPD para TI, existem plataformas no mercado utilizadas para tratar as informações dos clientes.
- Consent Management Plataform;
- Gestão de Pedidos do Titular.
Implementar um programa de Compliance juda a controlar os dados e estabelecer padrões para as operações evitando o vazamento ou mau uso de dados. Uma boa governança de dados e programa de compliance demonstra maturidade organizacional da empresa em relação às novas e constantes demandas de mercado, colocando-a à frente de seus concorrentes, além de garantir uma performance alinhada com os objetivos e metas estipulados pelo negócio.